Coordenadoria Geral de Perícias realiza I Curso de Perícia em Incêndios

O curso visa a capacitação e aprimoramento de conhecimento dos profissionais.

A Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) realiza nesta segunda-feira, 10, na Academia de Polícia Civil (Acadepol) o “ I Curso de Perícia em Incêndios”. O evento conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Esse é o primeiro curso ministrado e a Cogerp projeta novos cursos para o longo do ano com o intuito de aprimorar os conhecimentos dos peritos. “Como a grande maioria dos nossos peritos são oriundos do nosso último concurso, o mais antigo hoje tem quatro anos, então nós estamos buscando sempre ministrar novos cursos para aprimorar os conhecimentos dessa turma nova”, explica o coordenador geral de perícias, Nestor Barros.

O curso iniciou na manhã desta segunda-feira e vai até a quinta-feira, 13. O evento foi separado em duas turmas, uma turma a cada dois dias, e terá certificado com carga horária de 16 horas.

“Os peritos são responsáveis e têm como atribuição atender as ocorrências de incêndios, onde eles vão determinar a causa, o local onde houver começado a perícia e o perigo que ele tiver causado à vida alheia ou patrimônio. Esse curso visa capacitar os peritos que atuam no local de crime para atender esse tipo de ocorrência”, mencionou o diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Homem Neto.

Esse curso é ministrado por profissionais do estado de Alagoas e mostra um estreitamento de relações entre as áreas da segurança pública, o objetivo é a troca de conhecimento e a melhoria das perícias praticadas nos dois estados. “É uma perícia muito complexa, ela abrange áreas diversas da criminalística e ela precisa de treinamento constante e prática. A gente vai abranger os diversos locais de incêndios seja em edificações, em veículos ou incêndio florestal, de maneira ampla e bem detalhada”, disse o ministrante do curso, o chefe de perícias externas de Alagoas, Victor Cavalcante.

A perita Grasielle da Silva, acredita que todo e qualquer curso oferecido só tem a acrescentar conhecimentos. “É fundamental sempre estar buscando novos conhecimentos em todas as áreas de atuação que eu trabalho. Como perita de local de crime a perícia de incêndios faz parte da minha rotina e é fundamental sempre estar acumulando novos conhecimentos e agregando experiências”, finalizou.

FONTE & FOTO: SSP/SE

Deixe seu comentário...