Doadores criam ação ‘De Carona com o Bem’ para incentivar doação de sangue

O transporte solidário de grupos com até oito pessoas, iniciado em dezembro, já realizou seis viagens.

SERGIPE – ‘De Carona com o Bem’ é uma iniciativa criada por um grupo de amigos para transportar voluntários dispostos a colaborar com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Nesta sexta-feira (29), um dos idealizadores da ação, o acadêmico de direito Johnes Ferreira, esteve na unidade com um grupo de estudantes solidários.

Ferreira explicou que a ideia surgiu durante uma doação de sangue, realizada em setembro do ano passado. “Conversando com as pessoas observei que muita gente não vem doar por questões mínimas como uma companhia, o transporte ou medo. Foi assim que, junto com uns colegas, criamos um grupo no instagram para disponibilizar o deslocamento das pessoas interessada em doar sangue”, contou.

O doador informou que o transporte solidário de grupos com até oito pessoas, iniciado em dezembro, já realizou seis viagens. “A cada quinzena reunimos o pessoal e trazemos até o Hemose para ajudar quem precisa do sangue nos tratamentos. As pessoas nos seguem no perfil no instagram, informam quando tem disponibilidade e a gente se reveza no transporte até aqui”, detalhou Ferreira. “Estamos satisfeitos com o resultado até aqui e esperamos que mais pessoas possam se interessar pela campanha”, declarou.

A gerente de Ações Estratégica do Hemocentro, Rozeli Dantas, ressaltou que a iniciativa é positiva e bem-vinda. “Ações como essa comprovam que os jovens estão mais conscientes de seu papel. Avalio a atitude desses amigos como um exemplo de solidariedade e também, de comprometimento, com a doação de sangue que atende toda a sociedade”, destacou a assistente social.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

FONTE & FOTO: SES/SE

 

Deixe seu comentário...