Nutricionista dá dicas de como se alimentar antes de uma corrida ou caminhada

Nutricionista dá dicas de como se alimentar antes de uma corrida ou caminhada

As estratégias nutricionais para um bom desempenho em uma corrida, segundo especialistas, devem começar, ao menos, dois dias antes da competição. Da mesma forma que o programa de treino deve ser ajustado durante a semana que antecede a corrida, algumas adequações na dieta podem dar aos corredores uma vantagem extra em provas como o Circuito Sest Senat de corrida e caminhada, que acontece no próximo sábado, 24, em Aracaju.

A nutricionista do Sest Senat, Erica Cordeiro, orienta que nos dias que antecedem a prova, a alimentação dos corredores deve ser à base de carboidratos simples, mas é preciso ter cuidado com os acompanhamentos, evitando gorduras e carnes vermelhas. Segundo a especialista, a véspera da prova pede um cardápio leve com pão, queijo branco e suco de laranja no café da manhã; saladas, massa e carnes brancas no almoço e massas brancas no jantar.

No dia do circuito, a recomendação é manter a dieta leve e focar também na hidratação. “O corredor deve consumir uma boa fonte de carboidrato como o macarrão integral, macaxeira, batata doce ou inhame, além de frango ou ovos, proteínas que darão o combustível necessário para a corrida”, detalha Cordeiro, acrescentando que dois pontos de apoio com água, isotônicos e frutas serão disponibilizados. “A hidratação deve ser constante, não apenas algumas horas antes da prova. O corredor pode optar por outros líquidos como a água de coco, mas minha sugestão é que eles não sejam consumidos faltando menos de 30 minutos para a largada”, completa.

Etapa Aracaju

Três mil pessoas estão inscritas para participar do Circuito Sest Senat de corrida e caminhada que tem como lema “saúde e desafio para quem transporta o Brasil”. O evento que chega à sua 5ª edição, ocorrerá na Orla de Atalaia, com concentração às 16h no estacionamento da Passarela do Caranguejo. A largada está prevista para ás 17h com percursos de 5 e 10 quilômetros para os que irão correr, e dois quilômetros para que os que optaram por fazer a caminhada.

Fonte: Dezoito Zerosete

 

 

Deixe seu comentário...