Prefeitura de Maruim divulga programação da Festa de Cruz de Bela

Prefeitura de Maruim divulga programação da Festa de Cruz de Bela

Compartilhe...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print

O município de Maruim comemora nos dias 17 e 18 de novembro, a tradicional Festa de Cruz de Bela. O evento celebra a memória da menina Bela, que foi vítima de uma bala perdida, disparada acidentalmente por um soldado na ‘Rua do Açougue’, hoje, Rua José Quintiliano da Fonseca. A festa é uma promoção da Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As celebrações ocorrem há mais de cem anos e reúnem moradores de Maruim e filhos da terra, que retornam para um ambiente familiar com apresentações musicais, parque de diversão, comidas típicas, atividades esportivas, culturais e religiosas.

No Inventário Cultural de Maruim, a historiadora e professora Lúcia Marques, relata que o assassinato de Bela ocorreu há mais de cem anos. As pessoas ficaram comovidas pela forma como a menina morreu, e passaram a atribuir as curas obtidas à menina durante as visitas. Como forma de gratidão, os fiéis apresentavam ex-votos, que eram expostos na pequena capela, que está localizada no bairro onde a festa acontece.

No sábado (17), a partir das 21h, o artista local Wylla Ellias realiza o primeiro show da noite, depois a animação fica por conta da banda Seeway (23h), Wesley Salles (01h) e o fenômeno Forró dos Plays (03h). No domingo (18), às 15h, o show começa com a banda Top 7, em seguida, Cid Natureza (18h), banda Somos Loucos por Forró (20h) e banda Alma Gêmea (22h).

Fonte e foto assessoria

Deixe seu comentário...