Shoppings de Aracaju arrecadam 513 litros de óleo de cozinha usado em ação da Hora do Planeta

Buscando incentivar a população a adotar hábitos que beneficiam o meio ambiente.

ARACAJU/SE – No último sábado, 30 de março, cidadãos e instituições públicas e privadas em todo o mundo apagaram as luzes de residências e empresas em atenção às questões de mudanças climáticas e seus impactos na biodiversidade e na vida das pessoas. Ratificando os seus compromissos socioambientais, mais uma vez, os shoppings Jardins e RioMar, em Aracaju (SE), engajaram-se ao movimento mundial criado em 2007 pela rede WWF, Earth Hour (Hora do Planeta), apagando as luzes de suas fachadas e desligando os monitores das praças de alimentação das 20h30 às 21h30, e promoveram a campanha ‘Troque Óleo de Cozinha Usado por Lanterna’.

Buscando incentivar a população a adotar hábitos que beneficiam o meio ambiente, os shoppings de Aracaju uniram-se e acolheram, durante todo o dia, pontos de arrecadação da Recigraxe – Coletora de Óleo Saturado, onde a população pôde doar óleo de cozinha usado (soja, milho, girassol, dendê, azeite) e ganhar uma lanterna ecológica de LED, a dínamo, que não usa pilhas nem eletricidade.

Ao todo, foram arrecadados 513 litros de óleo de cozinha usado. Todo o resíduo foi destinado à Recigraxe, empresa ambientalmente licenciada para tratar o resíduo e destiná-lo às indústrias de sabão e biodiesel. Em apenas um dia, os dois empreendimentos arrecadaram 2,5% da média mensal coletada pela Recigraxe em todo o estado. Com o total arrecadado, cerca de 10,3 milhões de litros de água deixaram de ser poluídos, considerando que, quando descartado incorretamente, um litro de óleo pode poluir cerca de 20 mil litros de água.

Coleta seletiva

Além de realizar campanhas como esta, os shoppings de Aracaju buscam contribuir para que o descarte adequado de resíduos se transforme em uma prática diária dos cidadãos sergipanos e disponibilizam à população, coletores fixos de óleo de cozinha usado e outros materiais recicláveis.

No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no estacionamento do Shopping Jardins, próximo ao hipermercado GBarbosa, há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias, metais, vidros, plásticos e papéis. Na parte interna do mall, em frente à Lotérica Jardins, o público encontra uma estação de reciclagem para o descarte de pilhas e baterias, jornais, revistas e eletroeletrônicos de pequeno porte, onde é possível depositar celulares, notebooks, monitores usados. O descarte de papéis, cadernos, revistas e jornais velhos também pode ser realizado na caixa instalada ao lado da livraria Escariz.

Já no RioMar Aracaju, o cliente conta com o Ecoponto, que tem capacidade para receber diversos resíduos recicláveis, entre eles: óleo de cozinha saturado, plástico, papel, papelão, pilhas e baterias, jornais, revistas, latas de alumínio e de ferro. O Ecoponto RioMar está localizado na área externa do shopping, próximo à entrada do hipermercado GBarbosa. Internamente, o RioMar mantém um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para descarte de pilhas e baterias, localizado no primeiro piso ao lado da loja Cosmética.

Caranguejo ou amendoim?

Para estimular o descarte correto dos resíduos, o shopping promove uma divertida disputa entre duas iguarias sergipanas: caranguejo e amendoim. A cada mês, é feita uma triagem para saber qual dos dois concorrentes têm a preferência do público. Desde que foi instalado, em agosto de 2018, o PEV é bastante procurado por apreciadores do caranguejo, que até hoje lidera o ranking do petisco mais querido entre os clientes do RioMar.

Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, os shoppings Jardins e RioMar beneficiam mais de 60 famílias atendidas pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e 10 famílias de funcionários da Recigraxe, já que todo o material arrecadado é destinado à cooperativa e à empresa coletora de óleo saturado.

FONTE: Shopping Jardins & FOTO: Divulgação

 

Deixe seu comentário...